ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA


 

Leia o seguinte fragmento:

 

"Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta até a adesão incondicional."

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2006, v.1, p. 68.)

 

Baseando-se na citação e em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:

 

  1. O professor de literatura é fundamental, pois ele é responsável, na escola, por mediar a relação do aluno com o livro literário.
  2. É crucial que o professor de literatura, por meio de suas intervenções, possibilite ao aluno compreender o texto, articulando o seu conhecimento de mundo à leitura.
  3. O fundamental é que o aprendiz consiga memorizar as sínteses realizadas pelo professor acerca da obra de arte. Esse conhecimento é mais importante pois é científico.
  4. A arte é uma necessidade humana. Ela possibilita ao homem visualizar o mundo com um outro olhar. O professor de arte e literatura deve preocupar-se em desenvolver, no aluno, diferentes formas de ver.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

 

 




  • 1 e 2. 

  • 2 e 3.

  • 1, 2 e 4.

  • 1, 2, 4 e 5. 

  • 3 e 4.