HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
Observe a afirmativa saussuriana: “A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975). Partindo dela, avalie as afirmativas que seguem:
I. A distinção feita por Saussure entre a investigação diacrônica e a investigação sincrônica representa duas rotas que separam a linguística estática da linguística evolutiva. “É sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções.”
II. “O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado estado dessa língua em um determinado momento no tempo.”
III. O estruturalismo proposto por Saussure não apenas aponta as diferenças entre essas duas formas de investigação, mas, sobretudo, registra a prioridade do estudo sincrônico sobre o diacrônico.
IV. Para Saussure, o linguista deve estudar principalmente o sistema da língua, pois, para os falantes que não tem têm informações acerca da história evolutiva de sua língua, a realidade dela é o seu estado sincrônico.
Estão corretas as afirmativas presentes em: