HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA


Considere as duas afirmações abaixo a respeito das concepções racionalistas x empiristas.

 

i. As concepções empiristas foram nascidas como parte das reações contras ideias predominantes da escola medieval, ressaltando a importância da observação na origem de todo o conhecimento, privilegiando a indução em vez de dedução.

 

ii. As concepções racionalistas, especialmente de Descartes, residiam nas verdades irrefutáveis da razão humana, apoiando suas argumentações na ciência newtoniana e na matemática, em vez do aristotelismo escolástico. Esses estudiosos observaram que o ser humano trazia consigo as ideias de número e figura, bem como outros conceitos lógicos e matemáticos, que antecediam a experiência vivida pelo indivíduo.

 

 

A partir do exposto, é correto afirmar que:




  • Somente a afirmação ii. está correta.

  • A afirmação ii. está correta e complementa a afirmação i., pois trata das informações discutias entre os empiristas e racionalistas e suas maneiras diferentes de conceber o mundo, o homem e a sociedade, refletindo nos estudos linguísticos.

  • Somente a afirmação i. está correta.

  • A afirmação ii. está correta, mas não complementa a afirmação i., porque as concepções racionalistas observavam uma situação geral e genérica para a dedução de uma situação particular.

  • As duas afirmações se contrapõe e não se dialogam, pois tratam de assuntos completamente distintos, sem relação com os estudos linguísticos.