MÁQUINAS ELÉTRICAS
Figura 1. Circuito equivalente e diagrama fasorial de um gerador síncrono.
Esquematicamente, o circuito equivalente de um gerador síncrono por fase é mostrado na figura 1(a) e nas figuras 1(b), 1(c) e 1(d) são mostrados os diagramas fasoriais de um gerador síncrono com carga com fator de potência unitário, em atraso e em avanço, respectivamente.
A respeito desse assunto, avalie e classifique as questões que se seguem em verdadeiras ou falsas. Depois marque a resposta verdadeira entre as alternativas fornecidas.
- Observando os diagrama fasoriais mostrados nas figuras 1(b), 1(c) e 1(d) nota-se que a corrente de armadura está em fase com a tensão de fase da máquina quando a carga possui fator de potência unitário, está atrasada entre 0o e 90º da mesma tensão se a carga possui fator de potência em indutivo e está adiantada entre 0o e 90º se a carga apresenta fator de potência capacitivo.
- Operando na condição isolada, quando se deseja obter a mesma tensão nos terminais da máquina, comparando com a situação em qual ela opera com cargas em fase ou em avanço, é necessária uma corrente de campo menor para as cargas indutivas.
- Para uma especificada corrente de campo e uma certa corrente de carga, a tensão nos terminais do gerador será menor com cargas indutivas e também com cargas em avanço.
- As três fases de um gerador síncrono são consideradas ser idênticas sob todos os aspectos, exceto em relação ao ângulo de fase, o que permite que seja usado um circuito equivalente por fase, como mostrado na figura 1(a), para esse tipo de máquina elétrica.