TEORIA DOS NÚMEROS


De acordo com os estudos sobre a criação dos números, pode-se observar que com o passar do tempo, o ser humano passou a lidar com quantidades que lhe exigiam a realização de comparações. Sendo assim analise os itens a seguir: 

I. O senso numérico é a capacidade que permite diferenciar, sem contar, pequenas quantidades de grandes quantidades, perceber onde há mais e onde há menos, quando há “tantos quantos” ou uma situação de igualdade entre dois grupos.

II. A correspondência um a um  é a capacidade natural que o ser humano e alguns animais possuem para apropriar-se de quantidades, ou seja, num golpe de vista consegue-se indicar quantidades  pequenas, de um a dez, mesmo que estas se refiram a objetos ou seres que podem estar em movimento, como animais ou aves em um pasto.

III. Correspondência um a um é a relação que se estabelece na comparação unidade a unidade entre os elementos de duas coleções.

IV. O senso comum é também utilizada por nós no dia a dia. Tome como exemplo uma atividade cotidiana como a de andar de ônibus. Ao entrar em um ônibus, percebe-se, de imediato, duas coleções: os bancos e as pessoas. Ao darmos uma rápida olhada, podemos, facilmente, sem contar, verificar se estes dois conjuntos têm a mesma quantidade de elementos ou ainda se um deles tem mais elementos que o outro.

E correto o que se afirma em




  • Apenas, I, II e III

  • Apenas I, III e IV

  • Apenas, III e IV 

  • Apenas II e IV

  • Apenas, I e III