POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção a citação a seguir:

 

Não demorou muito para que o novo milênio visse dois novos crimes terríveis, aumentando a tétrica lista dos que continuam a ser cometidos. O primeiro deles foram os ataques terroristas de 11 de setembro; o segundo, a reação aos ataques, a qual certamente causou um número de mortes de pessoas inocentes muito maior, civis afegãos, vítimas dos próprios suspeitos de haverem cometido os crimes em 11 de setembro. (CHOWSKY, Noam. Piratas e imperadores: antigos e modernos: o terrorismo internacional no mundo real. Apud BAHD, Fabio Bacila, 2010, p. 2)

 

Os ataques de 11 de setembro desencadearam uma verdadeira luta contra o terrorismo, influenciada pela política ofensiva do presidente George W. Bush. Assim, o conceito terrorismo perde sua função explicativa e passa a ser utilizado como uma estratégia política, afinal, inicia-se a "Guerra contra o Terrorismo". Analisando esse contexto, podemos afirmar que o "11 de setembro" provocou, dentre outros efeitos:

 




  • O aumento dos preconceitos em relação aos povos islâmicos e o agravamento das tensões políticas na região do Oriente Médio.

  • A união de todos os países ocidentais, independentemente de ideologias, a favor de uma guerra contra os países islâmicos.

  • O surgimento da Doutrina Bush, cujo princípio fundamental é a política de progressivo desarmamento.

  • Intensas manifestações de repúdio em todo o mundo contra a dominação dos Estados Unidos no Afeganistão.

  • O apoio dos países da Comunidade Europeia e do Mercosul aos Estados Unidos na Guerra contra o Iraque.