HISTÓRIA NA SALA DE AULA
Pensar o papel da História nos dias atuais implica em primeiro lugar desmistificar a noção de que o ensino de história seria apenas reprodução de fatos, como se história fosse apenas um passado inerte. Diante dessa afirmativa, analise as assertivas abaixo relacionadas:
I – Os Parâmetros Curriculares Nacionais, demonstram que é necessário propiciar aos estudantes, uma educação básica de qualidade, que saia do “engessamento” a que foi submetida pela cultura da preparação para o vestibular.
II - Percebe-se o interesse e a necessidade de estabelecer que a educação tenha um viés mais positivista e a formação básica prepare para o mundo do trabalho. Sem que alunos e professores questionem o que está posto na política e na economia.Aluno não tem que questionar, tem que estudar.
III - O objetivo é fazer com que o aluno exerça sua capacidade crítica de forma que seja um cidadão consciente e praticante de seus deveres e direitos, por isso segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensinar história é contribuir para que o aluno seja capaz de estabelecer relações e criar reflexões sobre a realidade em que vive.
É correto afirmar o que consta em: