INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS


Após refletir sobre o que é possível aprender a respeito das questões jurídicas (considerando as terminologias e expressões técnicas do direito), analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) O aprendizado do direito não é fácil. A terminologia jurídica é um matagal imenso, cujos arbustos variam como essas árvores inconstantes. Cipoal tão denso que os próprios juristas, encanecidos na profissão, vezes sem conta não conseguem ver a realidade desembaraçada da terminologia vulgar, ou das metáforas, de que desacauteladamente se utilizam; e incidem, por isso mesmo, em equívocos e mal-entendidos.

 (  ) A terminologia jurídica é um matagal imenso, cujos arbustos variam como essas árvores inconstantes. Cipoal tão denso que os próprios juristas, encanecidos na profissão, vezes sem conta não conseguem ver a realidade desembaraçada da terminologia vulgar, ou das metáforas, de que desacauteladamente se utilizam; e incidem, por isso mesmo, em equívocos e mal-entendidos.

(  ) O que torna o Direito uma área de fácil assimilação é, justamente, a facilidade que se encontra no trato com as expressões técnicas. O uso frequente de terminologias forjadas a partir do senso comum, viabilizando o entendimento dos conceitos e a compreensão dos componentes jurídicos.

( ) As palavras utilizadas pelos legisladores, pelos professores, pelos tratadistas, pelos magistrados, nos códigos, nas aulas, nos livros, nas revistas de jurisprudência, em considerável quantidade, são expressões elípticas, metonímicas, metafóricas, algumas com dupla, ou múltipla, acepção. razão pela qual facilmente os estudantes se desnorteiam, quando não prevenidos da significação jurídica de cada termo empregado.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • V; V; F; V.

  • V; V; F; F.

  • V; V; V; V.

  • V; F; V; F.

  • F; F; F; F.