A ERA DAS REVOLUÇÕES E A CONSOLIDAÇÃO DA ORDEM BURGUESA


Cristopher Hill é um historiador especialista em Revolução Inglesa. Hill, juntamente com E. P. Thompson, Eric Hobsbawm, Perry Anderson, Maurice Dobb, faz parte de um grupo de historiadores marxistas ingleses que marcaram a historiografia da segunda metade do século XX.

Leia o trecho do livro A revolução inglesa de 1640, de Cristopher Hill:

“Os obstáculos à expansão do capitalismo no comércio e na indústria eram tantos e tão sérios como na agricultura. (...) A fim de evitar estes impedimentos, a indústria transbordou dos burgos para os subúrbios, para as cidades onde não havia corporações e para as zonas rurais, onde a produção não sofria interferências nem estava sujeita a regulamentos. Aqui, encontraram uma oferta de mão-de-obra barata no seio da classe camponesa arruinada e expropriada em conseqüência das transformações da agricultura”.

Sobre o contexto inglês do século XVII, assinale as afirmações:

I) A passagem “transformações da agricultura” refere-se aos processos de cercamentos que ocorriam na Inglaterra do século XVII.

II) Foi do grupo de trabalhadores rurais empobrecidos pelos cercamentos que surgiu o movimento dos Escavadores (diggers). Este movimento propunha que as terras dos nobres fossem confiscadas e distribuídas para as famílias camponesas

III) Os cercamentos foram uma reorganização da propriedade rural, que consistiu em expulsar os servos e desmatar as áreas comunais (florestas) para expandir a criação de ovelhas.

IV) Os cercamentos provocaram um forte êxodo rural, o que contribuiu para ampliar a dimensão da luta política nas cidades.

V) Conforme o entendimento de Hill, o capitalismo e a burguesia inglesa não se beneficiaram da pobreza causada pelos cercamentos das propriedades feudais.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as respectivas afirmações:




  • V, F, V, F, V.

  • V, V, F, V, F.

  • F, V, F, V, F.

  • F, V, V, V, V.

  • V, V, V, V, F.