A ERA DAS REVOLUÇÕES E A CONSOLIDAÇÃO DA ORDEM BURGUESA
Cristopher Hill é um historiador especialista em Revolução Inglesa. Hill, juntamente com E. P. Thompson, Eric Hobsbawm, Perry Anderson, Maurice Dobb, faz parte de um grupo de historiadores marxistas ingleses que marcaram a historiografia da segunda metade do século XX.
Leia o trecho do livro A revolução inglesa de 1640, de Cristopher Hill:
“Os obstáculos à expansão do capitalismo no comércio e na indústria eram tantos e tão sérios como na agricultura. (...) A fim de evitar estes impedimentos, a indústria transbordou dos burgos para os subúrbios, para as cidades onde não havia corporações e para as zonas rurais, onde a produção não sofria interferências nem estava sujeita a regulamentos. Aqui, encontraram uma oferta de mão-de-obra barata no seio da classe camponesa arruinada e expropriada em conseqüência das transformações da agricultura”.
Sobre o contexto inglês do século XVII, assinale as afirmações:
I) A passagem “transformações da agricultura” refere-se aos processos de cercamentos que ocorriam na Inglaterra do século XVII.
II) Foi do grupo de trabalhadores rurais empobrecidos pelos cercamentos que surgiu o movimento dos Escavadores (diggers). Este movimento propunha que as terras dos nobres fossem confiscadas e distribuídas para as famílias camponesas
III) Os cercamentos foram uma reorganização da propriedade rural, que consistiu em expulsar os servos e desmatar as áreas comunais (florestas) para expandir a criação de ovelhas.
IV) Os cercamentos provocaram um forte êxodo rural, o que contribuiu para ampliar a dimensão da luta política nas cidades.
V) Conforme o entendimento de Hill, o capitalismo e a burguesia inglesa não se beneficiaram da pobreza causada pelos cercamentos das propriedades feudais.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as respectivas afirmações: