DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


Heródoto em sua obra “História” (também conhecida pelo nome de “Pesquisa”), o relato se faz necessário para que “os feitos dos homens não se desvaneçam com o tempo, nem fiquem sem renome e as grandes e maravilhosas empresas, realizadas pelos helenos ou pelos bárbaros; e, sobretudo, a razão porque entraram em guerra uns com os outros”. 

Sobre os historiadores gregos da antiguidade é possível dizer:

I -  Os primeiros historiadores Tucídides, Heródoto e Homero narram os acontecimentos envolvendo as guerras entre gregos e a Núbia. 

II - A narrativa, o épico, quer celebrar e perpetuar os feitos considerados importantes e que valem à pena ser contados e cantados.

III - Heródoto (485-420 a.C), frequente viajante, investigava o mundo por onde passava, se interessava por assuntos hoje vinculados à história, à etnografia, à geografia. Pretendia que seus relatos se prendessem à verdade, à verossimilhança

IV - Tucídides (470-400a.C) narrava principalmente a história política e militar de Atenas e Esparta e prendendo-se menos aos costumes do povo, diferentemente de Heródoto.

V - A Homero é atribuída a autoria de Ilíada e Odisséia, os dois maiores poemas épicos da Grécia antiga, que tiveram profunda influência sobre a literatura ocidental. 

 Estão corretas as assertivas contidas em:




  • I, II e III apenas

  • II, III, IV e V apenas

  • I, II, III, IV e V

  • II e V apenas

  • IV e V apenas