CONVERSÃO DE ENERGIA
De acordo com Chapmam (2013), como um transformador tem impedância em série em seu interior, a tensão de saída do transformador variará com a carga, mesmo que a tensão de entrada (tensão no primário) permaneça constante. Em conformidade com o mesmo autor, para comparar convenientemente os transformadores nesse aspecto costuma-se definir uma grandeza denominada de regulação de tensão (RT). A regulação de tensão a plena carga é uma grandeza que compara a tensão de saída do transformador a vazio com a tensão de saída a plena carga e é definida como:
Regulação de tensão = [(E2 - V2)/V2] x 100%.
Onde E2 é tensão a vazio e V2 é a tensão a plena carga nos terminais do transformador. Referente a esse assunto, avalie as afirmativas a seguir classificando-as em verdadeiras ou falsas, e depois, assinale a resposta correta entre as opções presentes abaixo.
- É uma boa prática ter uma regulação de tensão tão baixa quanto possível, tendendo a 0%.
- Algumas vezes, transformadores com regulação de tensão elevada e alta impedância são deliberadamente utilizados para reduzir a magnitude da corrente de curto-circuito de um circuito elétrico.
- A regulação de tensão de um transformador operando com cargas atrasadas deve ser maior do que zero.
- Um transformador operando com cargas em avanço apresenta regulação de tensão negativa.
É correto o que se afirma em