ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


O drama chileno comoveu o mundo. Junto com Allende e seu governo da Unidade Popular morreu o sonho de uma experiência inédita: fazer, a partir de um governo democrático, a transformação profunda de uma sociedade injusta e desigual, e promover, ao amparo da Constituição, a igualdade e a verdadeira justiça social sem sacrificar a liberdade.

A América do Sul vivia, como de costume, tempos de contradição. Havia uma ditadura perversa no Brasil desde 1964, e desde poucos meses antes – junho de 1973 – a democracia tinha sucumbido no pequeno Uruguai, que se igualava ao vizinho Paraguai.

Na outra margem do rio da Prata a Argentina vivia as incertezas de um peronismo eternamente dividido num sem-fim de tendências, uma direita recalcitrante, uma esquerda polarizada. Um céu de incertezas cobria o país que mal acabava de sair de uma longa ditadura.

NEPOMUCENO, Eric. 40 anos depois daquela terça-feira. Revista Carta Maior, publicado em 10/09/2013.

  

O ano de 2013 marcou os 40 anos do golpe militar no Chile, ocorrido em 11 de setembro de 1973. Em referência a esse acontecimento, o trecho citado retome brevemente o cenário das ditaduras militares na América Latina nas décadas de 1960-1970. Considerando esse contexto, analise as afirmativas que se seguem.

 

I. De modo geral as ditaduras militares foram apoiadas pelos governos populistas anteriores, cujas bases de sustentação social do Estado foram as baixas camadas da população rural.

II. As ditaduras instauradas se valeram de ações repressivas que ficaram conhecidas como "terrorismo de Estado", com uso da violência e a remoção da maior parte dos direitos civis, políticos e sociais.

III. No Chile, a ditadura militar se caracterizou pelas medidas democráticas implantadas, como a ampliação de direitos políticos e civis, a ampla utilização da força pelo Estado contra as ameaças externas e a nacionalização de empresas privadas.

IV. As ditaduras militares latino-americanas estavam inseridas no contexto da Guerra Fria, no qual o medo da expansão do comunismo levou os EUA a apoiar e financiar os diversos golpes contra os governo de cunho populista ou socialista.

 

É correto o que se afirma em:




  • I e II, apenas.

  • I, III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • II e IV, apenas.