ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Considere os documentos a seguir:

A Revolução Mexicana (1910-1920) foi iniciada e concluída pelas classes dominantes, mas ficou conhecida por seu caráter agrário e pelas conquistas que os movimentos camponeses legaram para a história do México. Os documentos acima são representativos da luta camponesa. Considerando a atuação do zapatismo na Revolução Mexicana a partir de 1911, analise as afirmações que se seguem.

 

I. O Plan de Ayala expressava ideologicamente os projetos da liderança zapatista e teve especial importância ao consolidar as demandas camponesas na Revolução.

II. O zapatismo constituiu uma das tendências mais radical da Revolução Mexicana, sob o lema “terra e liberdade”, os camponeses se colocaram em armas para reivindicar a restituição das terras e direitos usurpados durante o Porfiriato.

III. O zapatismo constituiu uma força política e militar independente, proveniente dos pueblos, e se manteve ativo durante toda a Revolução sob a liderança de Emiliano Zapata.

IV. Os líderes zapatistas reivindicavam um governo socialista para o México, no qual os camponeses fossem beneficiados do poder político e da exploração econômica dos grandes latifúndios.

 

É correto o que se afirma em:




  • I, II, III e IV.

  • I, III e IV, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II e III, apenas.