ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Leia com atenção:

 

O uso de uma canção, como fonte histórica e como recurso didático, não deve ser concebido como um mero detalhe decorativo, que fica em um canto da página, no livro didático, sem nenhum debate historiográfico. Ao contrário, ela deve ser pensada como fruto de uma dada realidade histórica que está sendo estudada. (PEREZ, Isabel Cristina Gallindo. Estado Novo através da música: uma experiência em sala de aula, 2008, p. 6)

 

O uso da música popular nas aulas de história é um recurso bastante atrativo para envolver os alunos, mas requer alguns cuidados para que a prática seja significativa para a aprendizagem, dos quais destacamos:

 

I – As letras das canções devem ser utilizadas apenas para exemplificar um tema histórico, pois expressa uma verdade, os problemas ou realidades do compositor.

II – A música pode ser utilizada como uma nova forma de construção do conhecimento histórico, pois o estudo de diferentes documentos leva o aluno a refletir e elaborar novos conceitos.

III – Ao trabalhar com a canção, o professor pode extrair as informações como o período em que foi composta, as relações econômicas e sociais do grupo de que tratam a música, o significado simbólico das palavras, os elementos que compõe a letra e a melodia.

IV – A música deve ser utilizada em sala de aula mais como uma ilustração, podendo o professor dispensar a análise do contexto histórico de que trata a canção.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • II e IV.

  • II e III.

  • II, III e IV.

  • I e III.