ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


As fases do desenvolvimento humano no ciclo vital são convenções culturais que variam de cultura para cultura, e em cada período histórico. Sabemos que, assim como a adolescência, a velhice é um conceito em construção em nossa sociedade. Até pouco tempo atrás, a velhice era considerada apenas um momento de declínio das capacidades físicas e mentais do indivíduo. Hoje, denomina-se essa fase como terceira idade e a velhice é entendida de forma relativamente diferente.

 

No que se refere ao período da velhice, julgue as assertivas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) Atualmente, a velhice é vista como um período de vitalidade e saúde, com possibilidades de realização plena e de socialização.

( ) Atualmente, a velhice é vista como um período que apresenta a ideia social de produtividade, sendo experimentada de forma positiva por todos os indivíduos.

( ) Atualmente, a velhice é vista como um período que apresenta a ideia social de improdutividade, sendo experimentada de forma negativa por muitos indivíduos.

( ) Atualmente, a velhice é vista como um período que pode ser vivenciada de forma positiva, como uma possibilidade de o indivíduo reorganizar sua vida.

 

Assinale a sequência correta.




  • V, F, V, V.

  • F, V, F, V.

  • V, V, F, V.

  • F, V, V, F.

  • V, V, V, F.