ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, a pedagoga Fabiana Colombo Garzella debruçou-se sobre um pesadelo dos estudantes ingressantes no ensino superior: a disciplina de Cálculo I. No estudo orientado pelo professor Sérgio Antônio da Silva Leite, ela analisou os impactos das práticas pedagógicas adotadas por docentes da disciplina – cuja alta taxa de reprovação é notória – no processo de ensino-aprendizagem e na vida acadêmica e pessoal dos alunos.

 

(NASCIMENTO, Paulo César. Disciplina com alto índice de reprovação, é tema de pesquisa. Campinas, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017)

 

Partindo do texto em destaque, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

O resultado desta prática pedagógica é a evasão do aluno, mesmo com todo empenho governamental em incluí-lo, com a criação de leis inclusivas, estatutos, entre outras medidas, pois sua exclusão ocorre devido à forma como é feita sua avaliação.

PORQUE

A avaliação tradicional garante um ensino competente, uma vez que altos níveis de evasão e retenção sugerem que há uma seleção natural na educação, entre aqueles que são mais capazes e os que são menos capazes para assumirem suas posições no mercado de trabalho.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As duas asserções são proposições falsas.

  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a asserção não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.