ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerarem as crianças pequenas, dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual faz parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento.

 

(BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 1 Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 01ago. 2017)

 

Sobre a causa da dualidade entre as diferentes infâncias existentes no Brasil, assinale a alternativa correta.




  • Essa dualidade revela a contradição e conflitos de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no seu cotidiano.

  • Essa dualidade revela os problemas sociais existentes, mas sem perspectivas de serem resolvidos porque fazem parte do contexto social e histórico brasileiro.

  • Essa dualidade apresenta a criança como um sujeito social e histórico, com problemas sociais normais inseridos no cotidiano de uma sociedade.

  • Essa dualidade apresenta uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los independente do contexto histórico e social vigente.

  • Essa dualidade revela que existem diferentes crianças e diferentes formas de educar, dependendo de cada núcleo familiar e do respeito à diversidade cultural.