BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do Marechal Arthur da Costa e Silva (1967 a 1969). Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Em função da amplitude de setores opositores do regime, o presidente Costa e Silva baixou o Ato Institucional n° 5 (AI-5), na intenção de deter o avanço de forças democráticas.

( ) Durante uma manifestação pública contra a qualidade da alimentação de um restaurante popular, o Calabouço, no Rio de Janeiro, o estudante Edson Luís de Lima Souto foi assassinado por uma bala perdida num confronto com os integrantes dos órgãos de repressão.

( ) No plano econômico, o governo de Costa e Silva convocou para o ministério da Fazenda, o economista Delfim Neto que ficou encarregado por implementar uma política econômica capaz de deter a inflação que, mesmo após a implantação do PEAG no governo de Castello Branco, continuava em níveis elevadíssimos.

( ) Em dezembro de 1967, Costa e Silva faleceu em decorrência de um agravamento do derrame cerebral que tinha sido acometido. Com a morte do presidente, houve a ascensão do vice-presidente civil, Pedro Aleixo, ao posto de máximo do executivo brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • F; F; V; V

  • F; F; F; F

  • V; V; V; V

  • V; V; V; F

  • V; V; F; F