CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia a citação a seguir:


"Isso é o que não nos podem perdoar: que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista" (Declaração de Fidel Castro, a 16 de abril de 1961, pela primeira vez publicamente reconhecendo que Cuba era socialista. THOMAS, H., apud AQUINO, 2005, p.623)


O regime socialista de Cuba, desde a sua implantação, representou na América um exemplo de alternativa ao capitalismo, gerando reações imediatas de oposição por parte dos Estados Unidos. Dentre as ações impostas pelos EUA contra Cuba, na década de 1960, destacaram-se:


I - A criação da Emenda Platt à constituição cubana, que dava aos Estados Unidos o direito de intervir no país sempre que julgasse conveniente.
II - A tentativa de derrubar o governo cubano por forças contrarrevolucionárias apoiadas pelos Estados Unidos, no evento que ficou conhecido como "invasão à Baía dos Porcos".
III - A estatização as refinarias de petróleo americanas em Cuba, o que levou os líderes cubanos a buscarem apoio junto a URSS e declarar-se socialista.
IV - A imposição de várias sanções políticas e comerciais, a exemplo do rompimento das relações diplomáticas com Cuba e o estabelecimento de um bloqueio econômico contra o país.


É correto apenas o que se afirma em:




  • II e IV.

  • II e III.

  • II, III e IV.

  • I e III.

  • III e IV.