CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS
O ano de 2013 marcou os 40 anos do golpe militar no Chile, ocorrido em 11 de setembro de 1973. Em artigo publicado na revista Carta Maior, o jornalista Eric Nepomuceno, fez a seguinte análise:
Junto com Allende e seu governo da Unidade Popular morreu o sonho de uma experiência inédita: fazer, a partir de um governo democrático, a transformação profunda de uma sociedade injusta e desigual, e promover, ao amparo da Constituição, a igualdade e a verdadeira justiça social sem sacrificar a liberdade. (Carta Maior, 40 anos depois daquela terça-feira, publicado em 10/09/2013).
Considerando essa conjuntura, analise as afirmativas a seguir:
I – A experiência inédita citada pelo autor se refere ao governo socialista revolucionário implementado por Allende após a Revolução Chilena.
II – A partir do golpe militar, o general Augusto Pinochet implementou uma política neoliberal, possibilitando o arrocho salarial, a liberação da remessa de lucros, a especulação financeira, privatizações da dos bens públicos, junto com o aumento dos preços.
III – A ditadura Pinochet foi extremamente violenta, marcada por um momento de repressão a todas as formas de expressão que passaram a ser vistas como reacionárias e contestadoras.
É correto apenas o que se afirma em: