FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA
Em 1727, poucas semanas antes de sua morte, um dos homens mais famosos da época está ocupado queimando caixas cheias de seus manuscritos. O que poderia haver escrito para que fosse necessário tal atitude? Isaac Newton foi o pai da ciência moderna. Ele descobriu o segredo da gravidade. Mas parece que maçãs caindo não estava no topo de suas prioridades. As leis de Newton definem-se sobre uma estrutura vetorial, contudo essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos, incluso via formulações de natureza essencialmente escalar. As formulações de Hamilton e de Lagrande da mecânica clássica; embora em nada acrescentem em termos de fundamentos às leis de Newton, expressam os mesmos princípios de forma muito mais prática a certos problemas, embora representem a primeira vista complicações frente aos problemas mais simples usualmente encontrados em seções que visam a explicar as leis de Newton. Newton não apenas estabeleceu as leis da mecânica como também estabeleceu a lei para uma das interações fundamentais, a lei da gravitação universal, e ainda construiu todo o arcabouço matemático necessário - o cálculo diferencial e integral - para que hoje se pudessem projetar e pragmaticamente construir desde edifícios até aviões, desde sistemas mais eficientes de freios automotivos até satélites em órbita. O mundo hoje mostra-se inconcebível sem a compreensão que vem à luz via leis de Newton.
Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0r2_hOigXTQ. Acesso em: 14 set.2016.
Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton. Acesso em: 15 set.2016.
Figura: Isaac Newton: o pai da ciência moderna.
Fonte: Disponível em: http://cdn8.openculture.com/wp-content/uploads/2015/03/30193908/isaac-newton-list-of-sins.jpg.
Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre as leis de Newton, analise as afirmativas a seguir.
I) A Primeira lei de Newton mostra que o produto da massa de um corpo por sua aceleração corresponde à força resultante que atua sobre esse corpo
II) A Segunda Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
III) A Terceira lei de Newton, ou Princípio da ação e reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A - ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em: