SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS I


A produção em conjunto ou consorciação de forrageiras é uma prática onde no plantio de uma pastagem junta-se uma gramínea com uma ou mais leguminosas. Essa junção é interessante, pois normalmente na época seca do ano, a gramínea perde grande parte de seu teor de proteína e energia, restando praticamente muito material fibroso (bucha), que é pobre em nutrientes, e de baixa digestibilidade, assim não engordando o gado. A leguminosa é rica em proteína e boa palatabilidade na seca.

Em relação ao que foi descrito acima podemos afirmar que:




  • Braquiária decumbens - Pelo motivo de ser uma gramínea muito agressiva, sua consorciação com leguminosas é bem difícil, mas pode se consorciar com leguminosas de caules arbustivos e arbóreos.

  • Braquiária decumbens - É uma gramínea de caules longos e afinados “parente” do feijão, sua consorciação com leguminosas resulta em uma vegetação frágil, ela não pode se consorciar com leguminosas de caules arbustivos e arbóreos como o sorgo.

  • Braquiária decumbens - É uma gramínea muito frágil, sua consorciação com leguminosas é bem fácil, ela não pode se consorciar com leguminosas de caules arbustivos e arbóreos como a grama.

  • Braquiária decumbens - É uma gramínea de caules longos e afinados, sua consorciação com leguminosas resulta em uma vegetação frágil, ela não pode se consorciar com leguminosas de caules arbustivos e arbóreos como a soja.

  • Braquiária decumbens - É uma gramínea de caules curtos e de diâmetro extenso “parente” da soja, sua consorciação com leguminosas resulta em uma vegetação frágil, ela não pode se consorciar com leguminosas de caules arbustivos e arbóreos como o sorgo.