ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA


Um único perfil I de aço MR250 será utilizado para constituir uma viga contínua de 12 m de extensão no total. Os diagramas de esforço cortante (DEC) e de momento fletor (DMF), elaborados para essa viga contínua conforme a distribuição e majoração dos carregamentos atuantes, são indicados a seguir. As reações de apoio são representadas por vetores com sentido ascendente. 

Diagramas

Com base nas informações apresentadas, é possível observar que:

I. O momento máximo ocorre a 10 m da extremidade esquerda da viga. O valor desse momento máximo é considerado na verificação da viga quanto à flexão.

II. Para o cálculo dos esforços indicados nos diagramas não é necessário considerar o peso próprio da viga, pois essa consideração é claramente insignificante.

III. O esforço cortante máximo ocorre num dos apoios internos, localizado a 8 m da extremidade esquerda da viga. O valor desse esforço cortante máximo é considerado na verificação da viga quanto ao cisalhamento.

IV. Se os apoios forem pilares, é possível concluir que as forças axiais de compressão transmitidas pela viga a esses pilares são, respectivamente, 8,2 kN, 50,8 kN, 66,1 kN e 19,9 kN (considerando a ordenação da esquerda para a direita).

Conforme análise, é possível concluir que estão corretas as observações




  • II e IV.

  • I e III.

  • I, II, III e IV.

  • II e III.

  • III e IV.