LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Governo não pretende criar nenhuma unidade de conservação, diz presidente do ICMBio

 

O presidente do ICMBio, coronel da PM Homero de Giorge Cerqueira, afirmou o governo não pretende criar mais nenhuma unidade de conservação. Em entrevista à TV Brasil, o comandante da pasta que cuida das Unidades de Conservação (UCs) federais disse que o ICMBio trabalha para fazer alguns “ajustes” nas que já foram criadas e afirmou, erroneamente, que as UCs são criadas através de um projeto de lei. “O processo de criação de uma unidade de conservação ele se dá só por projeto de lei [É principalmente por decreto do presidente] e primeiro você faz um estudo, pra qual objetivo é essa unidade de conservação, o tamanho dela, a categoria. Para cada categoria você vai proteger um bioma (sic). Ou vai ser a fauna e a flora, ou a cultura, mas a gente não tem intenção de criar nenhuma unidade de conservação durante esse governo. Nós temos 64 áreas preservadas no país inteiro [O Brasil possui 2.452 unidades de conservação no país, terrestres ou marinhas, das quais 334 são federais. No papel, essas unidades não ultrapassam 25% do território nacional], diferentes de outros países que tem 8% de área preservada, nós temos 64 florestas preservadas no Brasil (Sic). Então não há necessidade de criarmos novas unidades nesse momento. Nós não temos um estudo para criação, mas sim para alguns ajustes das unidades que já foram criadas”, disse, em entrevista que foi ao ar no dia 03/03/2020.

Disponível em: https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/a-gente-nao-tem-intencao-de-criar-nenhuma-unidade-de-conservacao-durante-esse-governo-diz-presidente-do-icmbio/. Acesso em: 02 abr. 2020.

Considerando o contexto das Unidades de Conservação, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

I - A proteção da natureza é o principal objetivo das unidades de conservação de proteção integral.

PORQUE

II - É permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

 




  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.