DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


Segundo Albigenor e Rose Militão ( 2000), "o clima de um grupo pode variar, desde sentimentos de bem-estar e satisfação, a gradações de tensão, estresse, entusiasmo, prazer, frutração e depressão".  Expressar sentimentos, crenças, emoções para  outras pessoas nem sempre é agradável. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis ao participarem de técnicas grupais. Por outro lado, essas ténicas são necessárias, pois somos seres sociais e aprendemos muito na convivência com o outro, com a diversidade e muitas vezes com as divergências e conflitos grupais. Com objetivo de atender algumas metas organizacionais, alguns líderes ou facilitadores aplicam DINÂMICAS DE ENTROSAMENTO,   cuja finalidade: 

 




  • É promover o conhecimento e relacionamento entre os membros de um grupo, para que os mesmos se sintam à vontade em expressar suas ideias e emoções e dessa forma, reduzir as tensões existentes no grupo. 

  • É provocar reflexão  entre os membros de determinado grupo, principalmente quando há divergências de ideias e atitudes. 

  • É descontrair e relaxar o grupo; principalmente quando o facilitador perceber o grupo cansado, exausto após uma atividade de treinamento ou avaliação de desempenho. 

  • É aferir a caminhada e o trabalho do grupo. Essa dinâmica pode ser utilizada durante o processo grupal ou no final da atividade proposta.

  • É sensibilizar e refletir sobre um tema relacionado ao  propósito do encontro, objetivando informações profícuas e efetivas para o ambiente organizacional.