A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR - tem por objetivo evidenciar as modificações ocorridas na posição financeira de curto prazo da entidade empresarial, onde alguns autores afirmam que o compromisso básico é relatar as movimentações de valores ocorridas no exercício em questão, que tenha provocado variação no ativo circulante líquido.
Sobre a DOAR, assinale a alternativa INCORRETA:
A demonstração das origens e aplicações de recursos evidencia o aumento ou a redução do capital circulante líquido da companhia durante o exercício.
A análise do capital circulante líquido pode evidenciar, por exemplo, a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo.
A posição financeira de longo prazo da empresa é representada pelo valor do Capital Circulante Líquido, ou seja, o CCL. O CCL também é conhecido como Capital de Giro Líquido, o CGL, que corresponde à diferença do Passivo Circulante (PC) e o Ativo Circulante (AC).
O capital circulante líquido, ou o capital de giro líquido, é representado pela diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.
Podemos entender que por meio da DOAR é possível identificar as origens do capital circulante líquido vindas das atividades da companhia, por exemplo, o lucro líquido ajustado, os aumentos de capital, da alienação de bens do ativo imobilizado, dos recursos obtidos de terceiros etc.