LITERATURA INFANTOJUVENIL
Leia um trecho do prefácio de Teatrinho Infantil, de Figueiredo Pimentel, e analise as afirmativas a seguir.
“É pura e simplesmente um livro para crianças. Escrevi-o obedecendo a um único fito divertir, deleitar a infância. Sendo, porém, uma obra infantil, moral, como convém, não deixa de ser didática, por que trata-se de uma coleção de pequenas peças teatrais, destinadas a serem representadas pelos meninos de ambos os sexos, de tôdas as idades, a mais tenra, até quase a juventude (PIMENTEL, 1955 [1897], p. 5)
I- O intuito de deleitar e instruir é um dos elementos que guiaram a teoria literária e, em específico, a literatura infantojuvenil desde as suas fontes.
II- O caráter didático deve ser uma das diretrizes que define a literatura em geral.
III- Não se percebe na passagem acima a destinação da obra Teatrinho infantil para o público infantojuvenil, sendo ela uma produção que visa apenas a um público adulto, já bastante intelectualizado.
Assinale a alternativa correta: