ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE 2014 –  com adaptações). Na formação de classe de determinado ano letivo, identifico- se a matricula de um aluno surdo que usa a Libras como a sua primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita como a sua segunda língua. Assim a equipe da escola (gestores, professores e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino de aluno surdo e também para criar condições mais favoráveis ao atendimento desse aluno. Além disso, a equipe mobilizou-se para garanti-lhes todos os direitos, tendo em vista que:

a. A lei 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função da sua comunicação possuidora de uma cultura diferenciada; reconhece, ainda, a Libras como meio legal de comunicação e expressão, da mesma forma que outros recursos a ela associados.

b. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais principal meio de comunicação e a língua escrita da comunidade em que se vive.

 

Neste cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno e garantir seu direito à educação inclui-se as de:

I -  optar pela proposta educacional oralista como forma de estimular o aluno surdo a aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.

II - envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola para o aprendizado da Libras.

III - estimular cada vez mais o contato com a língua de sinais e a interação com surdos adultos experientes nesta língua.

IV - priorizar o uso da língua portuguesa na modalidade escrita durante o processo avaliativo, dada a sua importância na manutenção do registro da atividade.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • II e III.

  • I e IV.

  • I, II e IV.

  • I e III.

  • II, III e IV.