ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
As políticas educacionais estão dentro do marco da reforma do Estado e consideradas na ótica de caráter instrumental subordinadas a lógica econômica tendo em vista a necessidade de adequar os países às exigências postas pela globalização e inclui-los na nova ordem econômica mundial. Nesse sentido as políticas educacionais brasileiras, como politicas permitidas pelo governo em relação as exigências dos organismos internacionais, tem colocado em destaque quatro eixos: gestão, equidade e qualidade, financiamento e aperfeiçoamento docente. Em torno de cada eixo desenharam-se programas.
MAUÉS, O. Os organismos internacionais e as políticas educacionais do Brasil. In: Gonçalves, L. A. O. Currículo e políticas públicas. Belo Horizonte: Autentica, 2003 (adaptado).
No que tange aos programas relacionados aos eixos das políticas educacionais, avalie as afirmações a seguir:
I. No eixo de gestão encontram-se os programas: autonomia escolar e participação local; melhoria dos sistemas de informações e gestão, participação dos pais, governos e comunidades locais.
II. No eixo equidade e qualidade encontram-se os programas: reforma curricular; determinação positiva para grupos vulneráveis; e extensão da jornada escolar ou aumento de horas aula.
III. No eixo de financiamento encontra-se os programas: prestação de recursos atrelados aos resultados das avaliações sistêmicas; e determinação de recursos para instituições privadas.
IV. No eixo de aperfeiçoamento docente encontram-se os programas: melhoria e inovação pedagógica; descentralização administrativa e pedagógica; e programa nacional para professores leigos.
É correto apenas o que se afirma em: