ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE Pedagogia/2014 – com adaptações)

O professor deve ter a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas; são conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico.

SOUZA, T. L. M. C. O currículo e a cultura. In: Das 1001 noites aos 200 dias letivos: a representação do livro didático para os professores e o currículo necessário ao mundo contemporâneo. Rio de Janeiro, 2009 (adaptado).

 

Com base na concepção sobre currículo expressa no trecho acima, e o que a Base Nacional Comum Curricular propõe para o ensino de Arte, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As propostas curriculares adotadas na escola advêm de saberes situados em contextos sociais e historicamente definidos, sendo compostas por conteúdos, valores e procedimentos metodológicos dispostos em programas e disciplinas escolares.

PORQUE

II. Espera-se que o componente Arte contribua com o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes linguagens – e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento –, com vistas a possibilitar aos estudantes maior autonomia nas experiências e vivências artísticas (BNCC, 2018).

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.