ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Uma das metas o Plano Nacional de Educação (PNE), é formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Pois o grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. À organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade.

BRASIL. LEI N° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 12 de fev. 2019 (adaptado).

 

Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. As politicas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação docente inicial, visto que a formação continuada, complementar ao exercício profissional, é responsabilidade de cada professor.

II. Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidos competências e habilidades relacionadas à organização e gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagogico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.

III. O preparo profissional docente requer apropiação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino dos conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.

 

É correto o que se afirma em:




  • II e III, apenas.

  • II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I, apenas.