CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Um professor de 5º ano de uma escola da rede pública de ensino, realizou uma atividade extra muro com sua turma. Foram caminhando da escola até a biblioteca municipal da cidade. Nesse trajeto, o professor solicitou aos alunos que registrassem tudo o que eles vissem durante o percurso: Os alunos deveriam anotar informações sobre as ruas, casas, edifícios e condomínios residenciais, comércios, escolas, hospitais, paradas ou pontos de ônibus, igrejas, praças, entre outros.

O professor organizou os alunos em equipes para que cada grupo fizesse registros escritos e fotográficos ou desenho mapeando o caminho. Ao chegarem à biblioteca, os alunos foram recebidos pela bibliotecária Adriana, que lhes apresentou todos os ambientes da biblioteca e as opções de empréstimo e pesquisa. Adriana ainda realizou com os alunos uma conversa sobre o funcionamento da biblioteca municipal e os convidou para um momento de contação de histórias com a colaboração de outros contadores de história.  Em seguida foram ao parque na área externa para descansarem e lanchar.

Foi um momento interessante, durante o qual as crianças fizeram perguntas sobre livros e autores, fizeram o cadastro para futuros empréstimos de livros e ouviram a contação de história. No caminho de volta os alunos estavam agitados, comentando tudo que haviam registrado, alguns olhando as fotos e alguns ainda rindo a encenação da professora Adriana durante a contação de história.

Levando em conta a atividade realizada pela turma, e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia as asserções abaixo e assinale a opção que indica as metodologias mais adequadas para as aulas seguintes nessa turma.

 

O professor deve buscar formas de organizar suas aulas seguintes de forma interdisciplinar, buscando trabalhar diferentes componentes Curriculares como Língua Portuguesa e Geografia por exemplo, com atividades mais dinâmicas, interativas e colaborativas entre os alunos.

 

O professor deve propor atividades variadas com trabalhos de natureza interdisciplinar como a produção de texto individual ou em grupo, que considere a pesquisa realizada durante o percurso, bem como os conhecimentos adquiridos na biblioteca. É essencial que seja feita a correção do texto e proposta a reescrita, de acordo com as orientações do professor.

 

O professor deve solicitar aos alunos que escreva um texto sobre o passeio. No entanto o objetivo deve ser apenas o registro da atividade, sem preocupações com correções ou reescritas, uma vez que as habilidades devem ser trabalhadas separadamente.

 

O professor deverá conversar com os alunos, elencar os pontos positivos e negativos do passeio e partir para outra atividade já prevista no planejamento, uma vez que não é desejável que o professor dedique muitas aulas a uma única atividade.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I e II

  • II e III

  • II e IV

  • I e III

     

  • III e IV