ANÁLISE DO DISCURSO


De acordo com a Análise do Discurso, em nosso livro de apoio, os discursos são marcados de acordo com as leituras, as experiências de vida, as crenças e convicções dos sujeitos, envolvidos na interação.  Entende-se por crenças/convicções  o que define a constituição dos indivíduos em sujeitos. Essas crenças também são responsáveis pela determinação dos processos de significação dos textos.

 

Pêcheux (1997) define  crenças, convicções  como “ relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência”, que podem ser entendidas como ideologia.  Isso significa dizer, que se leva em consideração os pontos de vista de uma determinada sociedade acerca de uma certa situação.

 

A partir dessas reflexões, apresentamos uma situação, que envolve uma empresa multinacional de sabonetes, cremes, enfim, produtos de limpeza. Em uma publicidade,  para vender  um sabão em líquido, uma mulher negra tira uma camiseta preta para revelar uma outra mulher, ou seja, uma mulher branca, vestida com uma camiseta da cor branca, colocando o interlocutor/leitor/telespectador a pensar que, após usar o produto dessa empresa, quem é negro, ao tomar banho com o sabão e limpar-se, tirando a sujeira, fica da cor branca.

Essa propaganda foi motivo de polêmica ao ser veiculada pela mídia.

Após a descrição do anúncio, qual é a ideologia/crença manifestada pela publicidade, propagada por essa empresa?

Aponte a resposta correta.




  • A valorização das raças sem distinção é uma bandeira que essa empresa tem levantado nos últimos anos.

  • O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça negra.

  • Para essa empresa ser branco é como ser negro. Todo ser humano é igual.

  • O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça branca.

  • O anúncio coloca-se como protetor das campanhas que têm a crença de que os seres humanos são todos iguais.