ANÁLISE DO DISCURSO


A semântica da enunciação é uma teoria que estuda os textos a partir do discurso, do contexto. No livro de apoio, “Origens, conceituação e desenvolvimento”, temos uma explicação que elucida a perspectiva dessa semântica, ou seja, a leitura e a produção de um texto implicam um jogo de relação entre sujeitos (leitor e autor) e mundo, sendo a linguagem uma forma de ação, visto que ela é carregada de intencionalidade. Tudo que falamos, lemos, escrevemos, ouvimos tem intenções.

Assim, a enunciação envolve um contexto, em que há tempo, espaço, finalidades, objetivos, sujeitos...

A partir dessas reflexões, leia o texto, a seguir, que faz parte de uma enunciação, um acontecimento: um escritório, uma tarde, um diálogo, sujeitos...

Uma funcionária estava conversando com seu chefe sobre tecnologia, quando, espontaneamente, proferiu o seguinte enunciado: - “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”. Após dizer a palavra desenferrujar,  a funcionária e o chefe que era um senhor muito sistemático ficaram muito constrangidos.

 Diante disso, valendo-se de seus estudos em relação à Semântica da Enunciação, julgue as afirmativas.

I) Nesta enunciação, temos o enunciado: Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar. A partir desse enunciado, podemos inferir outros dois enunciados: E1 - O senhor está enferrujado e o E2:O senhor se desenferrujará.

II) Para a Semântica da Enunciação, o fenômeno da pressuposição (suposição, hipótese) é substituído pelo de enunciador (locutor), e, nesse caso, um deles está presente no enunciado (sequência linguística), e o outro não está, pois aparece apenas implicitamente, nas entrelinhas.

III) O enunciado causou constrangimento para a funcionária e para o chefe, porque nele está contido implicitamente o E1: O senhor está enferrujado, com a ideia de não estar em  forma e até desatualizado. O chefe, por ser sistemático, possivelmente entendeu a expressão enferrujado como depreciativa.

 

É correto no que se afirma em

 




  • III, apenas.

  • I e II, apenas.

  •  I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I, apenas.