A solução para as dificuldades encontradas na construção do Estado nacional latino-americano no século XIX teve como principais medidas a reorganização interna e a busca de ordem política. Essas dificuldades estão relacionadas ao seguinte contexto:
Faltavam aos líderes latino-americanos ideias políticas concretas e autonomia para a implantação do modelo republicano, uma vez que a liderança política sempre foi oferecida pela Espanha.
A manutenção de instituições conservadoras, como a Igreja, não permitiu a criação de um Estado Laico e de uma política republicana.
Os principais líderes republicanos haviam sido mortos em combate, o que dificultou a transferência de poder para os novos governos que acabaram por manter o regime monárquico.
A independência assegurou a liberdade política e a igualdade social, o que gerou um caos interno para a escolha dos novos governantes.
A falta de liderança política levou primeiro à implantação de monarquias parlamentares para depois se implantar o modelo republicano em odos os países.