(...) Estas colônias unidas são, e tem o direito a ser, estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida. (Thomas Jefferson, Declaração de Independência, 1776)
A revolta dos colonos ingleses da América do Norte contra a respectiva metrópole foi o resultado de um processo de progressivo amadurecimento, ao longo do século XVIII. A afirmação de liberdade e independência contida na citação acima de Thomas Jefferson, relaciona-se:
ao propósito das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em função dos entraves que a organização social sulina criava ao desenvolvimento capitalista.
ao propósito de alcançar a autonomia política, embora preservando o monopólio comercial, que favorecia a economia das colônias do Norte.
à reação dos colonos, sustentada nas ideias dos filósofos iluministas, contra o reforço das medidas de exploração colonial imposto pela Inglaterra.
ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a França revolucionária, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais.
à formalização de uma separação que, na verdade, já existia, como atesta a liberdade comercial que gozavam tanto as colônias do Norte quanto as do Sul.