O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


Ao longo do século XIX a disputa de poder entre forças centralizadoras e descentralizadoras caracterizou a política latino-americana pós-independência. O surgimento do caudilhismo foi favorecido por anos instáveis de disputa política e pela própria estrutura social, que valorizava o mandonismo local. Sobre essas relações é correto afirmar que:




  • A disputa pelo poder localista era facilmente estabelecida por alianças políticas entre os caudilhos, que se mantinham por anos no poder por meio de uma política clientelista e descentralizadora.

  • A intensificação do caudilhismo permitiu o predomínio do federalismo como solução política para os países latino-americanos até o início do século XX.

  • A centralização da força política em um único líder caracterizou o caudilhismo como melhor substituto da política monarquista, tendo em vista seu caráter de governo forte e unificado.

  • Na região do Rio da Prata os governos caudilhos tiveram uma característica unicamente militarista, tendo em vista que o poder político era exercido por militares que lutaram pela independência da região.

  • A crise que atingiu os governos caudilhistas em fins do século XIX esteve relacionada com a intervenção da Espanha nos países da região do Rio da Prata e da América Central.