FUNÇÕES COMPLEXAS


A forma de onda entregue pelas concessionárias de energia elétrica é a senoidal. Dependendo dos equipamentos ligados na rede elétrica e de outros fatores, essa forma de onda pode ser alterada, deixando de ser uma forma de onda perfeita e prejudicando o funcionamento dos equipamentos eletrônicos mais modernos e sensíveis.

Um nobreak de onda senoidal, portanto, funciona transformando a corrente contínua das baterias em corrente alternada, ou seja, idênticas às fornecidas pela rede elétrica, protegendo os aparelhos e evitando danos.  As ondas de tensão e corrente na forma senoidal, geradas na usina, estão em fase. Pois bem, a partir disto cargas conectadas à rede elétrica, principalmente as indutivas, como motores elétricos, fazem com que a onda de corrente se atrase em relação à onda de tensão.

Devido a um problema na rede elétrica, a forma da onda senoidal teve que ser alterada de y = sen(x) para f(x) = 3 + sen(x), sendo que f(x) é a intensidade da onda e x é o tempo gasto para completar o ciclo.

 Então qual é o gráfico que representa a forma de onda y = 3 + sen(x) 




  •   

      alternativa_d.jpg

  •   

       alternativa_e.jpg

  •    

       

  •              

           alternativa_A.jpg

  •      

     

          alternativa.jpg