LIBRAS


Ao longo de anos de luta sistemática a persistente, as comunidades Surdas brasileiras tem conseguido conquistas significativas em relação ao direito do uso da Libras. Podemos citar como marco dessas conquistas, a  Lei Federal nº 10.436, aprovada em 24 de abril de 2002, que reconhece a Libras como língua oficial das comunidade de Surdos.

 

Com relação à Lei Federal nº 10.436, aprovada em 24 de abril de 2002, analise as afirmativas a seguir e coloque: “V” para aquelas consideradas verdadeiras e “F” para aquelas consideradas falsas:

 

(   ) A Libras é considerada um sistema de escrita tátil, tradicionalmente escrita em papel em alto relevo que permite a leitura de textos por pessoas cegas ou com baixa visão.

 

(   ) A Libras é definida como uma forma de comunicação de natureza visual-motora, com estrutura gramatica própria, oriunda de comunidade de pessoas surdas do Brasil.

 

(  ) A Libras é tida como um marco histórico na trajetória de construção da identidade surda e luta pelos direitos humanos dos surdo no Brasil.

 

(   ) A Libras é reconhecida como língua oficial das comunidades surdas do Brasil e traz mudanças significativas para a educação dos surdos.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 




  • V, F, F, F.

  • F, F, V, V.

  • V, V, F, F.

  • V, V, V, V.

  • F, V, V, V .