ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I
O que se pode dizer a respeito de furos que atravessam a laje na direção de sua espessura?
- Em lajes lisas ou lajes-cogumelo devem ser respeitadas, simultaneamente, para dispensa da verificação, as seguintes condições:
a) furos em zona de tração e a uma distância da face do apoio de no mínimo 1,5 h, onde h é a altura da viga;
b) dimensão do furo de no máximo 10 cm e h/3;
c) distância entre faces de furos, em um mesmo tramo, de no mínimo 1,5 h;
d) cobrimentos suficientes e não seccionamento das armaduras - Em lajes lisas ou lajes-cogumelo não devem ser respeitadas, simultaneamente, para dispensa da verificação, as seguintes condições:
a) furos em zona de tração e a uma distância da face do apoio de no mínimo 1,5 h, onde h é a altura da viga;
b) dimensão do furo de no máximo 12 cm e h/3;
c) distância entre faces de furos, em um mesmo tramo, de no mínimo 1,5 h;
d) cobrimentos suficientes e não seccionamento das armaduras - Em lajes lisas ou lajes-cogumelo devem ser respeitadas, simultaneamente, para dispensa da verificação, as seguintes condições:
a) furos em zona de tração e a uma distância da face do apoio de no mínimo 2 h, onde h é a altura da viga;
b) dimensão do furo de no máximo 12 cm e h/3;
c) distância entre faces de furos, em um mesmo tramo, de no mínimo 2 h;
d) cobrimentos suficientes e não seccionamento das armaduras - Em lajes lisas ou lajes-cogumelo, quando forem previstos furos e aberturas em elementos estruturais, seu efeito na resistência e na deformação deve ser verificado e não podem ser ultrapassados os limites previstos nesta Norma, obedecido o disposto :
a) a seção do concreto remanescente da parte central ou sobre o apoio da laje deve ser capaz de equilibrar os esforços no estado-limite último, correspondentes a essa seção sem aberturas;
b) as seções das armaduras interrompidas devem ser substituídas por seções equivalentes de reforço, devidamente ancoradas;
c) no caso de aberturas em regiões próximas a pilares, nas lajes lisas ou cogumelo, o modelo de cálculo deve prever o equilíbrio das forças cortantes atuantes nessas regiões.
De maneira geral os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos deve ser tratado como uma abertura. a verificação de resistência e deformação previstas acima deve sempre ser realizada. - Em lajes lisas ou lajes-cogumelo, quando forem previstos furos e aberturas em elementos estruturais, seu efeito na resistência e na deformação deve ser verificado e podem ser ultrapassados os limites previstos nesta Norma, obedecido o disposto :
a) a seção do concreto remanescente da parte central ou sobre o apoio da laje deve ser capaz de equilibrar os esforços no estado-limite de serviço, correspondentes a essa seção sem aberturas;
b) as seções das armaduras interrompidas devem ser substituídas por seções equivalentes de reforço;
c) no caso de aberturas em regiões próximas a pilares, nas lajes lisas ou cogumelo, o modelo de cálculo não deve prever o equilíbrio das forças cortantes atuantes nessas regiões.
De maneira geral os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos não deve ser tratado como uma abertura. A verificação de resistência e deformação previstas acima deve sempre ser realizada.