PALEONTOLOGIA


O Pleistoceno ocorreu entre 1,8 milhão a 11.000 anos atrás. Foi caracterizado pela presença de mamíferos e de pássaros gigantes. Mamutes e seus primos, os mastodontes, búfalos (VIDE Figura), tigres dente de sabre e muitos outros mamíferos grandes viveram no Pleistoceno. No entanto, ao final desse período, todas estas criaturas foram extintas. Esse período é marcado pela evolução e expansão de nossa própria espécie Homo sapiens, sendo que já no fim do Pleistoceno, os seres humanos tinham se espalhado por quase todo o mundo. 

O Pleistoceno foi uma época em que os climas e as temperaturas mudaram drasticamente. Os fósseis pleistocênicos são muito abundantes, bem preservados e podem ser datados com muita precisão. Alguns fósseis, como diatomáceas  e foraminíferos são muito abundantes e informativos sobre o paleoclima.

Hoje, há um interesse sobre a mudança futura do clima (por exemplo, se vai acontecer um aquecimento global) e como nos afetará. Paleontólogos que trabalham com fósseis pleistocênicos estão fornecendo uma quantidade crescente de dados sobre o efeito da mudança do clima na Biologia. 

Analisando as informações acima, pode-se afirmar que o Pleistoceno corresponde a qual período do tempo geológico?




  • Siluriano.

  • Terciário.

  • Permiano.

  • Devoniano.

  • Quaternário.