PALEONTOLOGIA
Os fósseis mais conhecidos são restos somáticos (isto é, do corpo) de organismos do passado, chamados de somatofósseis, ou fósseis corporais. Somatofósseis podem ser fósseis de ossos, dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos, etc. Já os icnofósseis, ou fósseis-traço, são apenas vestígios da atividade biológica de alguns organismos. Por exemplo: fósseis de pegadas, de marcas de mordidas, pólen, ovos, tocas e excrementos (coprólitos). Exceto se estiverem preservados ao lado do organismo, é difícil identificar precisamente que ser os produziu. Os fósseis mais antigos conhecidos são traços químicos característicos deixados nas rochas, bem como os próprios organismos fossilizados, que estendem-se no tempo até 3,8 bilhões de anos atrás.
Fonte: Disponível em: https://mundopre-historico.blogspot.com.br/2015/05/fosseis.html. Acesso em: 02 out.2016.
Considerando o texto acima e seus estudos sobre Paleontologia, faça a correlação entre as colunas I e II, e assinale a alternativa correta.
Coluna I
(A) Vestígios
(B) Pseudofósseis
(C) Restos fósseis
(D) Fósseis vivos
Coluna II
( ) são estruturas presentes nas rochas, semelhantes a organismos, que são originadas pela passagem da água e precipitação de algum mineral.
( ) são exemplos de prova da existência de um determinado ser vivo, por meio de evidências por eles deixadas, como as pegada.
( ) é a denominação dada a organismos que são encontrados como formas fósseis, preservadas nas rochas e, formas semelhantes que vivem, atualmente, sem sofrer ou que sofreram poucas modificações ao longo da escala do tempo.
( ) são fósseis que apresentam grande potencial de conservação e geralmente consistem nas partes duras do ser vivo.
( ) são estruturas que apresentam dúvidas quanto à sua origem, sendo orgânica ou não, como os dubiofósseis.
( ) as fezes fossilizadas de um dinossauro são evidências deixadas por esses organismos que viveram a mais de 200 milhões de anos.
A alternativa que apresenta a correlação CORRETA está indicada em: