ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Todo ser vivo está submetido às condições ecológicas de uma determinada área, que podem tanto ser positivas como negativas ao seu desenvolvimento. O que varia é a capacidade adaptativa de um grupo em relação a uma adversidade e suas exigências. O ser humano, por exemplo, tem altíssima capacidade de adaptar-se e de modificar o meio, ajustando-o às suas exigências biológicas. Sobre os seres vivos e sua relação com os fatores ambientais, analise as afirmativas a seguir:

 

1) O limite de tolerância a uma adversidade é igual para todas as espécies. Portanto, onde um determinado grupo não consegue sobreviver, necessariamente será inóspito para outras espécies. A capacidade de adaptação nestes casos é irrelevante.

2) Para cada espécie existe um limite de tolerância mínimo e máximo na sua capacidade de suportar ou de desenvolver alternativas para conviver com um determinado problema. Quando um fator excede os limites de tolerância, pode muitas vezes, causar a migração do grupo, sua extinção, ou promover um processo seletivo.

3) O tamanho de uma determinada população e sua área de sobrevivência pode ter íntima relação com os limites impostos por fatores ambientais que, tanto podem ser conjugados (vários fatores ao mesmo tempo) ou apenas um, de tamanha importância, que definirá novos rumos à população.

4) Quando um fator ecológico é favorável a uma população pode ser desfavorável à outra, ainda que indiretamente, pois se uma população predadora tem sua população aumentada, a outra pode sofrer drástica redução, por servir de alimento à primeira.

5) A interferência antrópica em um determinado ambiente pode levá-lo a um desequilíbrio, provocando a redução ou mesmo o extermínio de determinadas populações. Esse desequilíbrio tanto pode ter consequências locais quanto globais.

 

São CORRETAS as afirmativas:

 




  • 2, 3 e 4, apenas.

  • 1, 3, 4 e 5, apenas.

  • 3, 4 e 5, apenas.

  • 2, 3 e 5, apenas.

  • 2, 3, 4 e 5, apenas.