TEORIA DA LITERATURA: A POESIA


Analise as assertivas abaixo sobre a diferença fundamental entre o livro de Kafka e o diálogo de Platão, no que concerne à introdução de ideias em uma obra literária.

 I- A diferença fundamental entre um livro de Kafka e um diálogo de Platão, no que concerne à introdução de “ideias” em uma obra literária, está em que, nos diálogos de Platão, houve a abolição da estrutura romanesca, ficando apenas os diálogos.

II- As ideias nos vêm exclusivamente dos diálogos entre Kafka e Platão, apresentadas de maneira implícita, permanecendo meros elementos não elaborados, simples elementos de informação.

III- A ideia para ser eficaz teve que ser expressa através de uma fábula. A ideia, em um romance de Kafka, não pode ser reduzida a uma estrita dimensão de “ideia”, não pode ser concretizada, traduzida em um enunciado, é algo indizível.

IV- Em um romance de Kafka, as “ideias” são apresentadas, portanto, de maneira explícita. Daí, somente em Kafka ocorrer a verdadeira e correta incorporação das “ideias”, ou seja, somente nele as “ideias” se tornam “constitutivas” da obra, no sentido de que fazem parte da tessitura da obra, não podendo ser descoladas.

 

Estão CORRETAS as assertivas:




  • I, III e IV.

  • II e III.

  • II e IV.

  • I, II, III e IV.

  • I e III.