LINGUÍSTICA II


A recorrência de conteúdos semânticos, também conhecida como paráfrase, é um dos procedimentos da sequenciação parafrástica. Antunes (2005, p. 62) define a paráfrase da seguinte maneira:

 

A paráfrase acontece sempre que recorremos ao procedimento de voltar a dizer o que já foi dito antes, porém, com outras palavras, como se quiséssemos traduzir o enunciado, ou explicá-lo melhor, para deixar o conteúdo mais transparente, sem perder, no entanto, sua originalidade conceitual. A paráfrase é, portanto, uma operação de reformulação, de dizer o mesmo de outro jeito.

 

Tomando esse conceito como base, observe os trechos a seguir:

 

Trecho 1

Para uma pessoa obter o título de doutor numa universidade, ela tem de fazer uma grande pesquisa na sua área de conhecimento (...) E essa pesquisa tem de ser inédita, isto é, precisa trazer alguma contribuição nova àquele campo de estudo. (ANTUNES, 2005, p. 63)

 

Trecho 2

O ato de escrever deve ser visto como uma atividade sociocultural. Ou, dito de outra forma, escrevemos para alguém ler. (ANTUNES, 2005, p. 63)

 

Considerando a citação, os dois trechos e o estudo realizado a respeito da coesão sequencial, analise as afirmações a seguir.

 

I) Podemos afirmar que ambos os trechos demonstram a ocorrência de sequenciação parafrástica. Porém, o trecho 1 é um exemplo de recorrência de conteúdo semântico enquanto o trecho 2 é um exemplo de recorrência de estruturas ou paralelismo sintático. 

II) Em relação ao trecho 1, podemos afirmar que o elemento parafrástico utilizado para introduzir a paráfrase é o “isto é”. Essa expressão sinaliza claramente que a mesma informação (“essa pesquisa tem de ser inédita”) voltará a ser dita em uma outra formulação linguística, para que fique claro o que foi afirmado anteriormente (“essa pesquisa precisa trazer alguma contribuição nova àquele campo de estudo”). 

III) Em relação ao trecho 2, a expressão linguística introdutora da paráfrase é “ou, dito de outra forma”. A paráfrase “escrevemos para alguém ler” é utilizada para explicar melhor o que o autor quis dizer.

 

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):




  • I e III.

  • III.

  • I e II.

  • II e III.  

  • I, II e III.