ÁLGEBRA MODERNA I


Até meados do século XIX a Álgebra era compreendida como:

 [...] aquela parte da matemática que se ocupava de estudar as operações entre números e, principalmente, da resolução de equações. Nesse sentido, pode-se dizer que esta ciência é tão antiga quanto a própria história da humanidade, se levamos em conta que esta última se inicia a partir da descoberta da escrita (MILIES 2004).

As primeiras perspectivas da Álgebra como conhecemos atualmente foram desenvolvidas pelos gregos, ao se preocuparem em generalizar suas afirmações por meio de provas.

Alguns autores procuraram, na história da Matemática, ideias para auxiliar a Educação Matemática e a compreensão do que se entende por Educação Algébrica. Como resultados de seu estudo, apresentaram concepções que exerceram influência na educação algébrica no Brasil.

Portanto,  assinale a concepção que se refere a:

 " por meio desta concepção prevalece a crença de que o domínio, embora mecânico, das técnicas requeridas pelo “transformismo algébrico” é necessário e suficiente para o aluno adquirir a capacidade de resolver problemas, mesmo que esses sejam quase sempre artificiais."




  • Linguístico-pragmática

  • Fundamentalista-estrutural

  • Fundamentalista-analógica

  • Linguístico-algébrica

  • Fundamentalista-cultural