TEORIA DOS NÚMEROS I


Em 1893 foi inventada a Torre de Hanói que consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em um dos pinos, em ordem decrescente de seus diâmetros, de baixo para cima, como na figura abaixo, em que n=5. O jogo consiste em transferir a torre de discos para um dos outros dois pinos, movimentando um disco de cada vez, utilizando-se um dos pinos livres como auxiliar e nunca colocando um disco sobre outro de diâmetro menor.

 

https://www.google.com.br/search?q=torre+de+hanoi&rlz=1C1GPCK_enBR732BR750&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjRg4bm1drWAhXFfpAKHRl9DnYQ_AUICygC&biw=1366&bih=588#imgrc=GwWhXO7ClszDVM:

Nesse contexto, sobre a Torre de Hanói, pressupõe que:

I.A regra do jogo com n disco é resolvido no mínimo, 2n−1 movimentos. Para provar podemos verificar a quantidade de movimentos por meio das relações de recorrência.

II.Uma relação de recorrência é uma equação onde cada termo de uma sequência é definido em função dos elementos anteriores.

III.Alguns conceitos matemáticos podem ser desenvolvidos na Torre de Hanói: contagem, ordenação, conceito de função, função quadrática, exponencial e logarítmica, progressão geométrica e recorrência.

É correto o que se afirma em:




  • Apenas, II e III

  • I, II e III

  • Apenas, I e II

  • Apenas, I e III

  • Apenas, I