A ESCRITA DA HISTÓRIA: TENDÊNCIAS E DEBATES


Durante vários séculos, as mulheres foram desconsideradas da esfera pública, política e econômica. O estudo sobre as mulheres teve êxito a partir da História Social, de fins do século XX. Analisando a trajetória da historiografia que permitiu que as mulheres fossem alçadas à condição de objetos e sujeitos da história, considere as afirmativas a seguir:

 

I - A historiografia positivista privilegiava o estudo do feminino no âmbito privado, tratanto de questões sobre a participação política da mulher aos lado dos grandes líderes.

II - No século XIX, o marxismo contribuiu amplamente para o estudo do feminino, passarando a analisar a participação das mulheres no estudo dos movimentos sociais e na luta de classes.

III - O desenvolvimento de novos campos de estudo, como a história das mentalidades e a história cultural, reforça o avanço na abordagem do feminino, apoiando-se também em outras disciplinas para desenvolver um estudo sobre as mulheres.

IV - Os movimentos feministas dos anos 60 contribuíram para o surgimento da história das mulheres, destacando o envolvimento das mulheres na luta pela obtenção de seus direitos políticos, de seu espaço profissional e também social.

 

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:




  • I, II e III.

  • I e II.

  • I, III e IV.

  • II, III e IV.

  • III e IV.