ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA
(ENADE) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm apontado, em decorrência das exigências atuais da vida contemporânea, para a importância da inserção de elementos de História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio. Segundo esse documento, a Física deve vir a ser reconhecida como um processo cuja construção ocorreu ao longo da história da humanidade, impregnado de contribuições culturais, econômicas e sociais, que vem resultando no desenvolvimento de diferentes tecnologias e, por sua vez, por elas sendo impulsionado. Com base nessas orientações, avalie as afirmações a seguir sobre uma programação curricular para o ensino de Física embasado na perspectiva de contextualização histórico-filosófica.
I. Essa programação deve propiciar aos estudantes o reconhecimento da Física como uma construção humana e o estabelecimento de suas relações com os contextos cultural, social, político e econômico de sua produção.
II. Essa programação deve orientar os professores a apresentarem o conhecimento físico estabelecido como fruto do trabalho de cientistas, elaborado a partir de observações e experimentações.
III. Essa programação deve possibilitar que os estudantes tenham uma melhor compreensão de aspectos como falibilidade dos cientistas e a construção do conhecimento físico, de forma não linear e não neutra.
É correto o que se afirma em