ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA


 

(Fonte MNPEF - termodinâmica)

O motor de um automóvel é constituído por um sistema cilindro-gás pistão, no qual ocorrem transformações com a mistura ar-combustível durante quatro etapas (admissão, compressão, explosão-expansão e exaustão). O funcionamento desse motor é um processo cíclico - Ciclo de Otto -, no qual o gás contido em um cilindro com pistão é levado do estado inicial A até o estado B, e retorna ao estado inicial A passando pelos estados CDEB. O diagrama pressão (p) por volume (V) indicado na figura apresenta essa situação.

Sobre o processo cíclico do motor, pode-se afirmar que:




  • A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta na redução da pressão e do volume dos gases resultantes da explosão.

  • A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume  e na redução da pressão fora do cilindro.

  • A etapa AB corresponde à admissão da mistura ar-combustível, que sofre uma expansão no interior do cilindro sem variação da pressão.

  • A etapa BC corresponde à compressão da mistura ar-combustível, que sofre uma elevação da pressão sem o aumento de sua temperatura.

  • A etapa CD corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume e da pressão no interior do cilindro.